O Colégio Metodista Centenário deu início, na última segunda-feira, a uma exposição de arte com pinturas de pontos turísticos de Santa Maria. Os desenhos foram feitos por alunos do 3º ano do Ensino Fundamental e poderão ser conferidos até este domingo, no Elegância Center Shop.
Conforme a professora da turma, Daniela Padilha, no colégio há o costume de se trabalhar miniprojetos, e a exposição faz parte deles. Nesta mostra, foram trabalhados aspectos de história, geografia e artes.
- Eles fizeram pesquisas relacionadas aos locais da cidade, patrimônio, música e cultura. Foi um trabalho muito rico que eles realizaram ao longo deste ano - diz a professora.
Prédios como o do Theatro Treze de Maio, da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, da SUCV, do Instituto Olavo Bilac e muitos outros foram retratados pelos alunos. Rafael Ludwig Stein, 8 anos, escolheu o Monumento ao Ferroviário e achou interessante que a cidade havia sido forte no setor ferroviário no século passado:
- A estação de trem é bem antiga e tem poucas pessoas que visitam ela.
Escola é alvo de dois furtos em menos de uma semana em Santa Maria
De acordo com a diretora do colégio, Ana Beatriz Pereira Antunes, a atividade busca incentivar as crianças a conhecerem a cidade onde moram.
- O Projeto Cidadania foi criado pensando no cuidado da cidade e no conhecimento sobre ela. Por exemplo, quando ela foi fundada, quais eram os pontos turísticos e como era conhecida. O projeto finaliza aqui, com a exposição, como uma forma de os alunos mostrarem o que fizeram neste ano - explica a diretora.
O aluno Pedro Bisognin Peres, 8 anos, pintou a locomotiva da Viação Férrea do Rio Grande do Sul (VFGRS).
- Foi incrível porque despertou a curiosidade dele. O Pedro, por ter autismo, apresentou um crescimento significativo em todos os sentidos de aprendizagem - avalia a mãe, Daniela Bisognin Peres, 47 anos.
Segundo a coordenadora pedagógica da escola, Amanda Hoenisch Diehl, atividades como a exposição, desenvolvem o protagonismo dos estudantes.
*Colaborou Gabriel Marques